Obtendo Resultados No Adwords

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sucesso com Google Adwords - Parte 1 de 3

Como utilizar o Google Adwords para obter sucesso e dinheiro com os seus negócios on-line. 
Google Adwords: Modo de usar
> Adwords: Campanha de links patrocinados do Google
Dependendo do orçamento disponível, você pode iniciar uma campanha de link patrocinados, ou Pay-per-Click (pague por clique) para gerar tráfego muito rapidamente. Esta é uma estratégia de geração de tráfego que tem efeito quase que imediato. Assim que você ativar a sua campanha e ela ficar disponível, já nos primeiros dias você começa receber visitantes de sua campanha. 
O melhor serviço disponível atualmente é o Google Adwords, onde você pode definir quanto está disposto a pagar por dia (controle do orçamento). O segredo aqui é gerenciar da melhor forma possível o seu orçamento e não estender a campanha além de suas possibilidades. 
> Como Funciona
Empresas ou pessoas físicas que querem ter seus anúncios no Google, "compram" várias palavras/frases chaves relevantes ao seu negócio e ganhar o direito de aparecer nas primeiras posições das pesquisas para as palavras/frases pelas quais estão pagando.
Um dos grandes atrativos deste tipo de anúncio é que o anunciante não paga por veiculação (impressões) dos anúncios e sim, quando o usuário clica nos anúncios. Quando você efetuar uma pesquisa no Google e ver o quadro de links patrocinados, os anunciantes que aparecem ali não estão pagando um centavo sequer para aparecer na pesquisa. Somente se você clicar no anúncio é que anunciante vai pagar por este clique.
Outro grande atrativo é permitir o total controle do orçamento para a campanha. Isso facilita a vida dos pequenos anunciantes. Você pode optar por pagar R$5,00 ou R$10,00 por dia na sua campanha e será aceito sem problemas. Obviamente quanto mais você paga, mais o seu anúncio aparece - e em melhores posições.
A ferramenta do Google Adwords também oferece total controle sobre os resultados. Você pode saber a qualquer momento, quais palavras e/ou frases estão dando maior retorno em cliques e descartar as que não estão trazendo os resultados desejados.
Você pode fazer o seu cadastro e obter todas as informações em:
> Palavras e frases-chave: A base para o sucesso
As palavras-chave são a base do sucesso no Adwords. É a partir delas que seus anúncios serão exibidos. Quando um usuário do Google pesquisar por um dos termos que você escolher para a sua campanha, o seu anúncio será exibido. Mas esta é apenas uma parte da batalha. De nada adianta o seu anúncio ser exibido 1.000 vezes e não receber nenhum clique. O texto do seu anúncio irá influenciar a quantidade de cliques que ele irá receber. E o fato de o usuário clicar também pode não significar nada, caso a sua página de destino não seja boa o suficiente para influenciar o visitante a tomar a ação desejada.
Pode-se destacar os três componentes principais que compõem uma campanha com links patrocinados:
  • As palavras/frases-chave
    A peça mais importante do sistema. É através da seleção correta das palavras e/ou frases chaves relevantes ao seu negócio, que você vai atrair o público correto (público-alvo) para os seus negócios
  • O texto do anúncio
    O texto do anúncio é responsável por convencer o usuário a clicar no anúncio, utilizando um texto persuasivo e uma oferta irresistível. O título é a parte mais importante do anúncio.
  • A página de destino
    A página de destino ou "Landing Page", é a página para onde o usuário será direcionado, quando clicar no anúncio. Ela tem a máxima responsabilidade de convencer o visitante a tomar a ação desejada.
Perceba que os três componentes precisam trabalhar juntos, em harmonia. Se apenas um deles falhar, todo o resto falha. 
Você seleciona quais palavras-chave serão a base para a exibição do seu anúncio. Tudo funciona em forma de leilão, ou seja, quem estiver disposto a pagar mais - pelas palavras-chave selecionadas - vai aparecer mais e nas primeiras páginas de pesquisa do Google. O valor por clique é definido pela concorrência das palavras-chave selecionadas. Quanto maior a concorrência, maior o custo por clique.
Por exemplo, se você acessar o Google e pesquisar por "cirurgia plastica", o resultado será parecido como na tela abaixo:
Os quadros em vermelho indicam empresas que estão utilizando campanhas com links patrocinados. Perceba que elas só pagam quando o usuário clica em seus anúncios. Em outras palavras, o Google cobra de acordo com os resultados. Se um site que está pagando por links patrocinados for exibido 10.000 vezes e ninguém clicar no anúncio, a empresa não pagará nada.
Existem empresas de todos os níveis participando de campanhas com links patrocinados. Desde os que pagam dezenas ou centenas de reais por mês - que é o meu caso, até o que estão dispostos a desembolsar dezenas de milhares de reais por mês.
O Google utiliza alguns critérios para definir a ordem e a prioridade nas exibições dos anúncios. Podemos concluir que muitas empresas estão pagando para o termo "cirurgia plastica", mas o problema é que não há espaço para todas elas na primeira página de pesquisa. Para definir a prioridade, o Google utiliza alguns critérios conhecidos:
  • O valor que a empresa está disposta a pagar
    As empresas que estão dispostas a pagar mais para as palavras/frases-chave, terão maior prioridade na exibição dos seus anúncios nas primeiras páginas de pesquisa
  • O número de vezes que o anúncio foi clicado
    O número de vezes que o anúncio foi clicado, em relação ao número de vezes que o anúncio foi exibido. Em outras palavras, se um anúncio foi muito exibido e pouco clicado, com o tempo ele vai perdendo prioridade. O inverso também é verdade. Anúncios mais clicados vão ganhando mais prioridade com o tempo
Eu utilizo campanhas de Pay-per-Click e tenho obtido bons resultados em termos de retorno financeiro. Para você ter uma idéia, eu tenho uma campanha ativa com o único objetivo de obter mais assinantes para a minha lista. Utilizando este recurso, estou aumentando minha base de assinantes rapidamente, além dos assinantes obtidos no site e no blog.
Veja o texto publicitário de uma de minhas campanhas no Google Adwords:
Nesta campanha tenho obtido uma taxa de sucesso entre 60 e 70%, ou seja, entre 60 e 70% dos visitantes que chegam à página, assinam a minha lista. Um dos motivos do sucesso é que a página de destino não deixa muitas opções para o visitantes - ou ele diz "SIM!" e assina a lista para receber o material prometido, ou clica em retornar e sai da página.
No link abaixo, você pode ver a página de destino para os visitantes que clicarem na minha campanha do AdWords:
> Faça você mesmo x Empresas especializadas
Antes de se aventurar em uma campanha de links patrocinados, eu recomendo que considere alguns pontos fundamentais, para não ter prejuízos com sua campanha. Se você é um iniciante na Internet e está criando o seu primeiro negócio, eu recomendo que você aguarde um pouco antes de iniciar uma campanha. Isso porque este tipo de campanha exige um certo conhecimento do seu mercado, do comportamento do seu público-alvo, etc. 
Para obter sucesso em campanhas de links patrocinados, você precisa fazer avaliações constantes dos resultados e ajustes para obter o máximo deste tipo de campanha. Sem experiência, já deu pra perceber que você não terá condições de fazer tudo sozinho, sem contar no tempo que você precisará empenhar na avaliação da campanha. Neste caso, você tem duas alternativas. Não fazer nada agora e aguardar mais tempo até que você sinta a confiança necessária para gerenciar sozinho este tipo de campanha. Outra alternativa seria contratar uma empresa especializada para gerenciar a campanha para você. Essa empresas possuem pessoal certificado que vai dedicar o tempo necessário na avaliação de resultados e ajustes da campanha.
Você pode encontrar um serviço especializado aqui:
ou pesquise no Google por "links patrocinados".
Tudo acontece no seu tempo. Se você não tem a experiência necessária ou não tem o dinheiro para investir contratando uma empresa especializada, aguarde o momento certo. Quando seu negócio estiver faturando e gerando lucros, ficará mais fácil pensar em criar uma campanha com links patrocinados.
> Sobre os pagamentos
O seu orçamento diário é o valor que você está disposto a gastar por dia em uma determinada campanha. Para ajudá-lo a definir um orçamento diário que maximize a visibilidade do seu anúncio, o AdWords oferece recomendações de orçamento diário na sua conta. Definir o seu orçamento diário para o valor recomendado é opcional - você tem total controle da sua conta do AdWords e pode editar o orçamento diário da sua campanha quando desejar.
No Brasil, os anunciantes podem pagar pelo serviço de publicidade do Google AdWords de duas formas: boleto bancário ou cartão de crédito.

O boleto bancário é uma forma de pagamento que funciona como um cartão pré-pago de celular. O anunciante escolhe o valor do boleto que quer pagar, sendo o mínimo R$40,00, e os cliques vão sendo deduzidos desse valor, até que o saldo se esgote e o anunciante tenha que pagar um novo boleto.

O cartão de crédito é a forma de pagamento pós-paga do Google AdWords. Para utilizá-la basta que o anunciante insira um cartão de crédito válido em sua conta e estabeleça o orçamento diário de sua campanha. O anunciante será cobrado em seu cartão de crédito a cada 30 dias, ou sempre que exceder o limite de crédito previamente estabelecido pelo Google AdWords.
Sua conta do AdWords não será ativada até que você envie informações de faturamento válidas. Depois de fazer isso, você poderá editar essas informações a qualquer momento. 
Siga as etapas abaixo para inserir suas informações de faturamento.
  1. Faça login na sua conta do AdWords.
  2. Selecione a guia Faturamento.
  3. Clique em Preferências de faturamento.
  4. Selecione o país ou o território do seu endereço de faturamento e o fuso horário desejado. Clique em Continuar.
  5. Selecione seu método de pagamento e insira suas informações de faturamento. Clique em Continuar.
  6. Concorde com os Termos e Condições do AdWords.
  7. Clique em Salvar e ativar. 
Tela exemplo do Google Adwords com opções de pagamento e taxas de ativação de conta:



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