Dicas para aumentar o Numero de acessos no seu blog.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dicas para Promover e Aumentar o Número de Visitas do seu Primeiro Site ou Blog Neste Post, vou continuar dando dicas aos "marinheiros de primeira viajem", pois ainda recebo muitos e-mails de pessoas que já criaram e disponibilizaram seu site na Internet, mas agora não sabem como proceder para receber um fluxo de visitantes consistente e contínuo e acabam ficando desanimadas (muito precocemente) com o seu primeiro projeto para a web.

No Post sobre a Ilusão do Primeiro Site, eu já havia comentado que o erro primário é não planejar o site antes mesmo de construí-lo, agora vamos avançar um pouco mais e analisar quais técnicas ou procedimentos podem ser utilizados para que o site seja visitado e se torne um projeto de sucesso.

De nada adiante tecnologia, design, boas e novas idéias sem visitantes. Imagine que você pintou o mais belo quadro do mundo e o colocou no meio do deserto do Saara. Acho que você já entendeu o que eu quis dizer.

Como já foi dito, construir o site e disponibilizá-lo na web é somente 10% do trabalho. Os outros 90% consiste em trabalhar as seguintes questões:

* Quem vai visitar o meu site ?
* Como as pessoas ficarão sabendo que ele existe ?
* Como vão chegar até ele ?
* E depois que visitarem, como vou incentivá-las a voltarem com frequência ?
* Com que frequência vou conseguir prover novos conteúdos ?

Tenho algumas dicas para você tentar implementar uma solução para cada uma delas:

>> Otimização para o Google

Não vou nem perguntar se o seu site está cadastrado no Google, pois se não estiver, pare de ler aqui e só retorne quando esta etapa estiver concluída. Estar otimizado para o Google significa que o seu site deve estar posisionado nas 5 (de preferência nas 3) primeiras páginas para uma certa palavra ou frase-chave. Resumindo, em primeiro lugar você deve selecionar as palavras-chave ou frases que farão com que seu web site seja encontrado pelos visitantes que utilizam mecanismos de busca (a grande maioria). 

Após a seleção das palavras-chave, você deve preparar o seu site com estas palavras ou frases chaves inserindo em lugares estratégicos para que os mecanismos de busca possam entender que o seu site tem ligação com os assuntos que estas palavras representam. Este não é um trabalho fácil e muito menos rápido. Vai demandar um bom tempo até você otimizar o site, aguardar o Google atualizar as informações e avaliar resultados. 
Portanto, você deve começar agora. Se você não tem idéia sobre o que estou falando, recomendo a leitura do meu ebook sobre técnicas de otimização de sites. E se mesmo assim, não se sentir confortável para realizar esta tarefa, considere a contratação de uma pessoa ou empresa especializada, pois o sucesso do seu negócio virtual vai depender desta etapa estar implementada e bem realizada.

Cadastrar no Google:

http://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html

Se você ainda acha que a otimização não tem muita importância para o sucesso do seu negócio online, veja abaixo as estatísticas de acesso para o mês de outubro/2008.

Site: http://www.ebook-gratis-download.com

Dicas e Técnicas SEO para Atrair visitantes para sites e blogs

Veja a importância do Google em relação ao total de visitas no período. Ressaltei outras fontes de visitas como redes sociais e diretório de links (Orkut e Linkto). Atente para o Yahoo e veja como ele representa muito pouco em visitas.

>> Obter links externos (de outros sites) para o seu

Será muito difícil conseguir links de outros sites para o seu, principalmente se você esta começando e ainda tem pouco conteúdo, então você terá que construí-los por si mesmo. Criar um programa de afiliados não é viável para um site iniciante, porque os webmasters mais experientes sabem que um site com pouco movimento não irá gerar retorno nenhum em comissões, portanto quem aceitar incluir o seu Banner sabe que apenas esta contribuindo com um link para o seu site e nada mais.

Construir uma lista de links externos para o seu site, não necessariamente vai atrair mais visitantes (embora isso vai acabar acontecendo), mas não é este o objetivo primário. Um site com muitos links de outros sites para ele tem mais prioridade para o Google, em termos de visualização, do que os sites com menos links externos. Embora a situação seja um pouco mais complexa do que esta explicação simplória, você deve trabalhar para conseguir muitos links externos para o seu site.

Quando eu falo em construir sua lista de links externos por si mesmo, significa que você deve utilizar as ferramentas disponíveis na web para fazê-lo. Então, vamos a elas !

Escrever Artigos
Escrever artigos ou disponibilizá-los em parte em sites específicos para isto é uma forma de conseguir links para o seu site. Claro que no final do artigo e na sua assinatura você vai incluir o link para o seu site ou sites. Normalmente, este tipo de site tem um bom PageRank e vai fazer você ganhar alguns pontinhos com o Google.

http://www.webartigos.com.br
http://www.artigos.com

Utilizar Diretórios de Links
Os diretórios de links também são muito bons não só para criar a lista de links externos, mas também para atrair mais visitantes. São sites especializados em disponibilizar links de qualquer natureza e o bom disso é que você mesmo vai incluir os seus links para o seu site. Sempre que criar um novo recurso ou uma nova postagem em seu blog, disponibilize o link nos diretórios de links e estará construindo de forma inteligente sua lista de links externos.

Os Melhores Diretórios de Links:

http://www.linkto.com.br
http://www.linkk.com.br
http://www.rec6.com.br
http://rec6.via6.com
http://domelhor.net

Utilizar Ferramentas de Blogs
Você também pode utilizar ferramentas de blogs para criar mais links para o seu site. Você deve disponibilizar novos conteúdos (ou parte deles) nas ferramentas de blogs com frequência e claro, incluir o link no final do post para o seu site ou para que o visitante veja o restante do seu post. Aqui também você pode conseguir, dependendo da qualidade do seu conteúdo, mais visitantes para o seu site.

http://dihitt.com.br

>> Criar uma Newsletter

Criar uma newsletter é uma ótima opção para criar um fluxo de visitantes consistente e frequente. Para construir uma lista consistente de assinantes você deve fornecer novos conteúdos com frequência e de preferência, incentivá-los com algum presente para fazerem parte da sua comunidade. Eu por exemplo, disponibilizo dois ebooks gratuitos para os meus assinantes e tenho atualmente, uma média de 20 novos assinantes por dia para a minha newsletter. Na minha opinião, ter uma newsletter é essencial para o sucesso de qualquer site.

Pense muito seriamente nisso.

Dicas para criar sua NewsLetter:

http://superdicasss.blogspot.com/2008/06/criando-uma-newsletter.html

>> Criar um eBook Gratuito

Você deve pensar na possibilidade de criar um ebook gratuito que ofereça soluções ou dicas para os problemas que tem a ver com o seu site. Se você criar um ebook realmente bom, vai se surpreender com os resultados em termos de retorno em visitas. Você também deve incentivar (no conteúdo do próprio ebook) que as pessoas disponibilizem seu ebooks em seus próprios sites o que é bom para ambas as partes. Para você é bom porque esta disponibilizando seu conteúdo para mais pessoas, para o site que disponibilizou seu ebook é bom porque oferecerá mais conteúdo aos seus visitantes.

Um ebook é uma ótima ferramenta de divulgação por vários motivos:

* É de fácil distribuição (custo zero)
* As pessoas gostam de coisas grátis
* Pode se espalhar rapidamente pela net (se o conteúdo for bom)
* Atrai visitantes para o site
* Ajuda na construção de uma newsletter

Dicas para criar seu ebook:

http://www.jm-digital.com.br/Criacao_ebook.asp

>> Trabalhar para prover novos conteúdos rapidamente

Esta é uma situação que deve ser trabalhada com toda atenção e urgência. Mais conteúdo atrai mais visitantes e mais páginas são indexadas pelo Google e novas palavras-chave podem ser implementadas em novas páginas o que faz com que mais pessoas encontrem seu site pelo Google e o ciclo continua. Você deve transformar a situação de "Pouco conteúdo, poucos visitantes e pouco retorno" para "Muito Conteúdo, muitos visitantes e grande retorno".

Se você não pode, de imediato, prover novos conteúdos com frequência, considere a opção de disponibilizar material de outros através de acordos com outros webmasters ou disponibilizando ebooks gratuitos ou artigos de outros. Existem sites especializados em oferecer conteúdo e relatórios gratuitos para este fim.

Mas atenção ! Não estou falando aqui em simplesmente copiar um conteúdo de outro site e disponibilizá-lo como seu. Se fizer isso estará criando vários problemas: Primeiro o Google detecta conteúdos duplicados e segundo as pessoas saberão de uma forma ou de outra que seu conteúdo não é original e você perderá pontos importantes de moral e para conquistar novos frequentadores fiéis.

Artigos gratuitos para seu site:

http://www.artigonal.com

>> Links Patrocinados do Google

Links patrocinados são os sites que aparecem do lado direito da página de pesquisa do Google. As pessoas ou empresas pagam para aparecerem nas primeiras páginas de acordo com certas palavas ou frases chaves selecionadas. A vantagem deste sistema é que você só paga se o usuário clicar e visitar seu site (você paga por cada clique) e também o sistema oferece total controle no orçamento mensal. Você pode, por exemplo, querer investir R$ 50,00 ou 100,00 mensais para este fim. É uma forma de ficar mais visível mesmo para os sites iniciantes.

Mas minha opinião é que este sistema pode e deve ser utilizado mais à frente, quando você tiver mais conteúdo para oferecer, pois se implementar no início, as pessoas vão clicar no link do seu site (e você vai pagar por isso), mas como o seu site ainda terá pouco conteúdo, as pessoas vão sair rapidamente, o que vai gerar pouco ou nenhum retorno. 

Outro detalhe é que uma estratégia de links patrocinados deve ser acompanhada de uma página de destino arrasadora para que você conquiste e guie seu visitante para onde interessa. Obviamente, essa estratégia deve ser previamente planejada quanto aos objetivos, caso contrário, seu retorno será zero. Este é um sistema que, normalmente é utilizado por um período determinado de curta ou média duração. Uma estratégia de longa duração para links patrocinados só deve ser implementada se você tem muito claro em sua mente os objetivos e os custos envolvidos. 
É importante ressaltar que a pesquisa natural ou orgânica (site otimizado) ainda gera mais cliques que os links patrocinados. Isto porque as pessoas já sabem que o lado direito do Google é reservado aos sites pagantes (links patrocinados) e portanto acabam associando isto a propaganda.

Para mais Informações do Programa de Links Patrocinados do Google:

http://adwords.google.com.br

>> Sites de Classificados Gratuitos

Se você vende algo em seu site, uma boa estratégia é divulgar seus produtos em sites de classificados gratuitos que além de gerar um novo link para o seu site, poderá gerar algumas vendas também. Alguns destes sites permitem divulgar o produto inclusive com foto o que ajuda atrair mais visitantes.

Sites de Classificados Gratuitos:

http://www.anunciosgratis.com.br
http://www.vivastreet.com.br
http://www.sosclassificados.com.br

A lista é enorme, pesquise "classificados gratis" no Google e veja por si mesmo.

Implementando as estratégias aqui mencionadas, com o tempo você vai perceber que valeu a pena cada minuto utilizado e com a experiência você vai acabar criando seus próprios métodos e estratégias para promover e transformar o seu negócio online em um empreendimento de sucesso.

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